CERRITO REALIZA PROCISSÃO EM HOMENAGEM À IEMANJÁ - Câmara Municipal de Vereadores de Cerrito - RS
Acessibilidade A+ A-
Cerrito, 09 de maio de 2024.

Cadastre seu e-mail para receber informações.

Multimídia

CERRITO REALIZA PROCISSÃO EM HOMENAGEM À IEMANJÁ

05/02/2024

Na noite do último sábado (3), A Associação Umbandista e Africanista de Cerrito (AUAC) realizou a tradicional procissão em homenagem à Iemanjá. O evento teve apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal.

Com saída da Prefeitura de Cerrito, centenas de fiéis percorreram as principais ruas do centro da cidade com destino ao Camping Municipal Cláudio Madruga Júnior, onde está o santuário com a imagem de Iemanjá. Lá, devotos se reuniram, fizeram a entrega de oferendas e assistiram as apresentações dos grupos “Raízes Afro” e “Afropel”.

Logo após, ocorreu a abertura da cerimônia oficial do evento. Primeiramente, foi inaugurada a placa de denominação do altar, que homenageia João Carlos Martinez Deniz (in memoriam), ex-secretário de Planejamento e Gestão do município, falecido em março de 2023. A Yalorixá Lucia D’Oyá e o Babalorixá Joel D’Oxalá realizaram o descerramento da placa, com a presença da viúva de João Carlos, Roselaine Couto Cardoso. A homenagem se faz pelos relevantes serviços prestados por João Carlos à religião de matriz africana no município.

Além disso, todos os líderes das entidades religiosas presentes receberam certificado de participação no evento. Estiveram presentes a presidente da AUAC, Lucia Enilda Garcia Borges, a vereadora Diná Vieira (PP), o vice-prefeito Alexandre da Rosa, e o diretor de desporto, Rui Vergara.

Para este ano, a vereadora Diná destinou R$ 9.336,96, através da emenda impositiva n° 030/2023, como suporte para a realização da festa de Iemanjá.

.